5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Abu Dhabi da Fórmula 1 2023

Na segunda etapa seguida em que a sexta-feira foi caótica, Abu Dhabi passa sensação de pelotão compacto e da briga ainda mais quente entre Ferrari e Mercedes pelo vice, mas ambas atrás da Red Bull

Depois de um fim de semana de sprint no Brasil e de bueiro soltando em Las Vegas, o GP de Abu Dhabi poderia ser um alívio para os times e representar uma sexta-feira (24) tranquila de início de trabalho. Mas só poderia. Teve mais caos no dia que abriu as ações da F1 em Yas Marina.

O TL1 por si só já seria motivo para atrasar o planejamento geral. É que quase todo mundo resolveu cumprir as cotas dos novatos hoje, ou seja, boa parte do grid não era composta por titulares, nem as configurações dos carros são exatamente as mesmas em situações assim. Aí, no TL2, com os 20 titulares, duas bandeiras vermelhas atrapalharam tudo: a mais longa, de Carlos Sainz, emendada com a mais curta, de Nico Hülkenberg.

Na ação de pista, George Russell puxou o TL1, seguido por Felipe Drugovich, de longe o novato mais rápido na atividade. Depois, com as feras soltas, Charles Leclerc mostrou a força da Ferrari, seguido muito de pertinho por Lando Norris. Max Verstappen, de uma Red Bull que cuidou mais da corrida, foi terceiro, com o surpreendente Valtteri Bottas logo atrás. Sergio Pérez e Russell vieram atrás.

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que (não) aprendemos na sexta-feira da última etapa da temporada da F1 2023, em Abu Dhabi:

Lando Norris andou forte no TL2 de Abu Dhabi (Foto: AFP)

Mais uma sexta-feira que vai quase para o lixo pelo caos

Pelo menos metade do TL2 foi plenamente útil, mas a verdade é que foi um dia de caos. De novo. O TL1 é algo praticamente irrelevante, com tanto estreante, serviu só para ver a garotada tendo uma chance. Aí, aliás, muitos pontos para Drugovich, que andou mais rápido que o titular, Lance Stroll. Depois, de noite, a bandeira vermelha na batida de Sainz atrapalhou muito, foi tão pouco tempo disponível que quase virou fim de semana de sprint.

Ferrari quer pole de novo e pressiona Mercedes em Abu Dhabi

Leclerc liderou o diminuto TL2 e dá toda pinta de que pode, pelo menos, desafiar de novo Verstappen na classificação. O monegasco, que adora uma pole, tem lá sua chance outra vez. Só que agora é algo crucial também para a Ferrari, afinal, todo ponto é ponto na briga parelha contra a Mercedes. Sinal de alerta ligado com Sainz, porque o carro ficou bem comprometido. Pode pesar nessa briga aí.

Mercedes se arma para domingo e tenta segurar vice

Liderança de Russell no TL1 diferenciado à parte, a Mercedes foi discreta. Mas, veja, discreta, não terrível, como em tantas outras sextas. Há um potencial ali e, principalmente, um time que pensou mais na corrida do que na classificação. Apesar do discurso quase desesperado pós-TL2, não parece ser caso de calamidade pública, não. Está firme na briga do vice com a Ferrari.

Verstappen sai reclamando, mas Red Bull está muito viva de novo

Outra que teve lá seus discursos apavorados, mas também focou em corrida, não há nada muito grave aqui. Outra vez: Singapura não vai se repetir e, assim, a Red Bull vai ser fortíssima candidata sempre. Verstappen é favorito a vencer de novo e, mesmo que não pareça, que o carro esteja quicando e tudo mais, tem chances até de pole.

Max Verstappen ainda é favorito a vencer em Abu Dhabi (Foto: AFP)

McLaren voltou em Abu Dhabi: sábado de Las Vegas ficou para trás

A McLaren já tinha demonstrado ritmo forte na corrida em Las Vegas, mas aquilo não valeu de nada: o time fez 2 míseros pontinhos e viu a Aston Martin voltar para a briga pelo quarto lugar depois de uma classificação catastrófica por lá. Agora, tendência é de volta ao normal, ou seja, de idas ao Q3, pódios, muitos pontos e tudo mais. Assim sendo, olhar especial porque Norris é outro candidato à pole.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O TL3 será realizado às 7h30 de sábado, enquanto a classificação acontece às 11h. No domingo, a largada está programada para as 10h.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.